Ética farmacêutica como pilar para a valorização do profissional farmacêutico

A Comissão de Ética Permanente do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão, em sua atual formação, tem feito um trabalho jamais visto na instituição. Em entrevista exclusiva ao CRF-MA, Dr. Henrique Gomes, conta como a Comissão e a atual gestão do CRF-MA tem trabalhado em busca da valorização do profissional farmacêutico em todo o estado do Maranhão.

“Em outros estados, principalmente no Sul do País, onde estive recentemente, a valorização do profissional farmacêutico já é uma realidade e a Assistência Plena é bem consolidada. Eu fico muito feliz ao ver como é notório e palpável como o Maranhão tem as condições necessárias para trazer essa mesma realidade para nosso estado, graças a implantação gradual da Assistência Plena que está sendo feita pelo CRF-MA. Uma das maiores conquista da Assistência Plena para o profissional farmacêutico é a geração de empregos, algo que está nos dando bons números, nos municípios onde já foi implantada. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Dr. Henrique Gomes, presidente da Comissão de Ética Permanente do CRF-MA.

A Comissão de Ética tem trabalhado junto com o CRF-MA em protesto a valorização profissional. E um dos pilares para a valorização do profissional farmacêutico é a atenção ao Código de Ética que, ao nortear a profissão do farmacêutico, conduz o profissional a adotar práticas e medidas que valorizem a classe no mercado de trabalho, por exemplo.

“O farmacêutico adotando certas atitudes estipuladas no Código, como receber justa remuneração, traz para a classe valorização profissional. Assim, ele estimula o colega farmacêutico a adotar a mesma conduta e acende um alerta para os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos para a questão”, esclarece Dr. Henrique Gomes.

Juntos, a Comissão Permanente de Ética e a atual CRF-MA, tem procurado dar novos horizontes ao profissional farmacêutico trazendo um código de ética mais humanizado, conforme o proposto pela nova Resolução de nº 711/21. O novo texto busca entender o profissional e adotar melhores formas para a resolução de conflitos em situações de falta ética.

“Nossa comissão, junto com o Departamento de Orientação Ética do CRF-MA, tem convocado pontualmente profissionais do estado para uma orientação ética, com objetivo de usar o diálogo como medida de prevenção. Entramos em contato com aqueles profissionais mais faltosos para entender o que está acontecendo e saber o porquê deste profissional estar cometendo falta ética. Dessa forma, muita das vezes, a questão é resolvida nesse contato, de modo a evitar que o Conselho entre com as medidas administrativas próprias de um órgão regulamentador. É com esse atendimento humanizado que a Comissão tem trabalho nos últimos dois anos”, explica o farmacêutico.

Aproprie-se do Código de Ética
Chamamos de Ética Farmacêutica o conjunto de normas, procedimento, valores e condutas profissionais aplicadas às peculiaridades do profissional farmacêutico no exercício de suas atribuições e nas relações com a comunidade. O Código de Ética Farmacêutica Brasileiro rege que o profissional deve atuar buscando a saúde do paciente, orientando-o em todos os sentidos.

“Costumo comparar o nosso Código de Ética com a Bíblia do farmacêutico, porque ela norteia nossa profissão e o exercício dela com um conjunto de normas, direitos e deveres, missões, visões, princípios que o profissional deve conhecer. Eu, enquanto farmacêutico, até onde posso ir? Quais as minhas atribuições? Quais as minhas obrigações? Quais as minhas proibições? O farmacêutico pode ser fiscalizado por outro profissional? Todas essas questões são abordadas no Código de Ética Farmacêutico. Por isso, convido a todos os profissionais para estudarem, se apropriarem do Código, para exercerem e se comprometerem com profissão de forma mais intrínseca no seu dia a dia”, finaliza Dr. Henrique Gomes.