Ao sair da faculdade, são muitas as dúvidas sobre como iniciar a vida profissional. Depois dos anos de estudo dedicados à graduação, chega a hora de dar o próximo passo: o que fazer com todo o conhecimento adquirido na academia. A presidente do Grupo de Trabalho (GT) sobre Empreendedorismo do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA), Dra. Hozana Pereira dos Santos, 31 anos, pensava que, quando concluísse os estudos da graduação em Farmácia, iria trabalhar na área clínica.
Eu pensava em me dedicar à farmácia hospitalar, porque, até hoje, ainda é uma opção frequentemente apresentada aos alunos durante a graduação. O leque de cenários para o mercado ainda é tradicional na academia, e o empreendedorismo farmacêutico ainda é muito tímido. Eu mesma não pensava em ser dona do meu próprio negócio. Me imaginava apenas com a responsabilidade de um trabalhador celetista. Eu não me via como proprietária de uma farmácia. Meu interesse pela farmácia estética surgiu durante o estágio curricular, onde me identifiquei com área da Cosmetologia. Depois dessa experiência, o incentivo para iniciar um próprio negócio veio pela parte do marido, à época, meu namorado. E juntos, decidimos abraçar a ideia e abrir o salão de beleza Miss Glamour, conta Dra. Hozana Santos.
Um salão de beleza difere completamente da área de atuação do casal. Ele, biomédico; ela farmacêutica. A escolha para o empreendimento foi alvo de questionamentos e receios por parte dos amigos e familiares. “Um colega farmacêutico perguntou, de forma irônica, por que eu estava trocando meu diploma para ser cabeleireira. O comentário maldoso não me ofendeu, pois, eu estava convicta do caminho que estava escolhendo. Eu tinha o apoio daqueles que amo. Então, meu marido e eu estávamos prontos começar”, relembra a farmacêutica.
A primeira versão do salão Miss Glamour, sediada no Bairro de Fátima, na capital São Luís, foi inaugurada em 2015, poucos meses após colar de grau. A ideia da farmacêutica e do seu esposo era agregar ao atendimento convencional do estabelecimento técnicas de Cosmetologia, área da ciência farmacêutica dedicada à pesquisa, desenvolvimento, elaboração, comercialização e aplicação de produtos cosméticos para os clientes do salão. “O cliente se sente mais seguro quando entende a reação química por trás de um processo estético”, pontua Dra. Hozana Santos.
Estética Corporal Avançada
Para expandir o salão de beleza e aumentar seu nicho de atuação no mercado estético na capital, prezando pelo atendimento diferenciado, a farmacêutica iniciou sua pós-graduação em Farmácia Esteta no mesmo ano, para se especializar na área estética. “Eu queria cuidar da saúde como um todo. A cliente chegava ao salão para cortar o cabelo que estava as pontas quebradiças. Eu queria identificar a causa do comprometimento da saúde dos fios e ajudá-la a cuidar do cabelo. Para caso como esses, hoje temos a técnica da mesoterapia capilar, que são aplicações através de microinjeções de ativos especiais para ação local e direta no couro cabeludo, com vitaminas e aminoácidos que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios”, conta.
Esse e outros tratamentos estéticos são realizados no DermaHair+, consultório da farmacêutica, inaugurado logo após a conclusão da pós-graduação, em 2019. “A DermaHair+ é a realização de um sonho. Poder cuidar da saúde dos clientes no salão e dos pacientes no consultório é realmente gratificante”, destaca a profissional emocionada.
A DermaHair+ é um subproduto do salão de beleza Miss Glamour, agora instalado em outro local. Ambos estão situados no bairro do Maranhão Novo, próximo ao Shopping da Ilha, um excelente ponto comercial na capital. Com atendimento de segunda a sábado, o consultório tem procedimentos avançados em estética capilar, além de serviços na área facial e corporal. Os dois estabelecimentos funcionam paralelamente, exigindo atenção redobrada da farmacêutica proprietária.
Acompanho diariamente o fluxo no salão de beleza, verificando a esterilização dos alicates e/ou tesouras de unhas estão feitas conforme os protocolos sanitários; ou acompanhando o teste de aplicação de um determinado produto em um cliente para evitar reações alérgicas, por exemplo. Além disso, faço gestão de pessoas, atendimento e rotinas clínicas. Minhas atividades no salão é conciliada com minha agenda de atendimento no consultório da DermaHair+, explica Dra. Hozana Santos.
Planos para o futuro
Nos primeiros anos do projeto, a farmacêutica e seu esposo conciliavam a gestão do empreendimento com outras atividades para complementar a renda. “Eu e meu marido tínhamos outros empregos. Eu trabalhei com farmácia magistral, hospitalar, docência e análises clínicas. Foi um longo caminho até me encontrar no empreendedorismo farmacêutico. Ao todo, foram doze anos de dedicação; seis anos de salão e três anos de consultório. E espero que venham muitos outros”, conta a farmacêutica.
Com o empreendimento bem-sucedido, Dra. Hozana Santos planeja agora aplicar os tratamentos oferecidos no consultório, como, por exemplo, a remoção de pelos corporais com técnicas de depilação a laser. “Estão nos meus planos aumentar a equipe de colaboradores e profissionais especialistas em saúde estética para oferecer o serviço de depilação a laser para nossos clientes”, finaliza.
Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo do CRF-MA
A atual gestão do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA)tem trabalhado para a incentivar e apoiar o empreendedorismo farmacêutico do estado. Com o objetivo de oferecer a classe farmacêutica um espaço para a troca de ideias sobre o tema, criou o Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão, em fevereiro de 2021.
“Quando a presidente do Conselho me convidou para presidir o Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo fiquei super animada e emocionada com a responsabilidade. Dra. Gizelli Lourenço foi minha professora e foi realmente muito gratificante saber que ela confia no meu trabalho”, conta Dra. Hozana Santos.
Conheça os membros do Grupo de Trabalho sobre Empreendedorismo do CRF-MA
Dra. Hozana Pereira dos Santos, presidente;
Dra. Andrea Bernal Fernandes Gonçalves, membro titular;
Dra. Andressa Mirelli de Alencar Pereira Silva, membro titular;
Dra. Alyne do Nascimento Silva, membro titular;
Dr. Pedro Caio da Sulidade Bezerra Ericeira, membro titular;
Dr. Filipe Lourenço Bezerra Pinheiro, membro titular;
Dr. João Manoel Silva e Maia, membro titular;
Dr. Henrique Bruno Silva Gomes, membro titular;
Dr. Weverson Ricelle Mendes, membro suplente.