Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

protocolo@crfma.org.br    (98) 99129.7748 – 991958542    São Luís – MA – Horário de Atendimento: Seg. à Sex. das 8h às 17h.

Farmácia Popular: CRF-MA ressalta que novos credenciamentos no programa beneficiam a saúde pública

O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) ressalta que os novos credenciamentos de farmácias e drogarias no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), do Ministério da Saúde, beneficiam a saúde pública. Recentemente, a medida foi retomada, após quase dez anos. Podem se inscrever os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao Programa Mais Médicos e que não tenham unidades credenciadas ao programa.

A conselheira regional, Dra. Karlla Regia Baima e Silva, comenta que o credenciamento de novas unidades é importante para que todos tenham acesso aos medicamentos, com preço menor, e como usá-los de maneira racional.

“Com a retomada dos credenciamentos de novas unidades ao Farmácia Popular, todos ganham. A ação proporciona uma saúde digna para nossa população. Ao aderir a esse programa, o a farmácia não só contribui para a melhoria da saúde pública, como também aumenta sua visibilidade no mercado, atraindo mais clientes, fidelizando quem o frequenta”, disse a farmacêutica.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em junho de 2023, no Estado do Maranhão foram habilitados 128 municípios para o credenciamento de novas farmácias no PFPB. Cada um tem até duas vagas no credenciamento. Atualmente, 50 entes municipais foram beneficiados. Ao todo, o Estado apresenta 308 farmácias credenciadas ao programa, em 137 municípios.

Importante destacar que o Brasil é um dos países no mundo com o maior número de farmácias, são mais de 90 mil. Dessas, 31.151 são credenciadas e estão em 4.738 cidades.

Medicamentos gratuitos

O Farmácia Popular também passou a oferecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população. São remédios indicados para o tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

A Dra Karlla Regia avalia que a disponibilização dos medicamentos pelo programa garante a qualidade de vida da população.

“Quando as pessoas se tratam corretamente, sem interrupção, por falta de dinheiro, impacta diretamente na redução da mortalidade, no controle das doenças crônicas e na diminuição significante de internações”, ponderou.