Conselho Regional de Farmácia do Maranhão

protocolo@crfma.org.br    (98) 99129.7748 – 991958542    São Luís – MA – Horário de Atendimento: Seg. à Sex. das 8h às 17h.

No Dia Nacional da Farmácia, CRF-MA reitera compromisso em cuidar da saúde da população

No Dia Nacional da Farmácia, CRF-MA reitera compromisso em cuidar da saúde da população

Parte fundamental do sistema de saúde no Brasil, a farmácia é um espaço que promove a higidez e o bem-estar da população. Sendo assim, o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) celebra o Dia Nacional da Farmácia, nesta segunda-feira (5), reiterando o seu compromisso em cuidar dos cidadãos, ao fiscalizar o funcionamento desses estabelecimentos.

A Conselheira Federal pelo Estado do Maranhão, Dra. Gizelli Santos Lourenço, destaca que as farmácias e drogarias estão na linha de frente da saúde da população. A farmacêutica explica que, com a Lei 13.121 de 2014, as farmácias passaram a serem estabelecimentos de saúde. Em sua avaliação, as unidades prestam serviços importantes no atendimento primário, como foi o caso do período da pandemia de covid-19.

“Hoje, no Dia da Farmácia, é muito importante lembrarmos o quão a população precisa desses serviços. Na época da covid-19, nós tivemos inúmeros atendimentos realizados pelas farmácias em todo o país e foram extremamente importantes para esse atendimento primário à saúde da população naquele momento. As farmácias hoje realizam esse atendimento importante para a saúde pública, no qual a população pode estar usando sem burocracia e de fácil acesso, buscando o profissional farmacêutico que está dentro dos estabelecimentos”, comentou Dra. Gizelli Santos.

Outro ponto em que esse tipo de comércio é importante, quando o assunto é desenvolvimento econômico. O Brasil é um dos países com maior número de farmácias, o que representa geração de emprego e renda.

“Tanto as grandes redes quanto as farmácias independentes trazem, economicamente falando, uma vantagem muito grande para o meio que elas estão inseridas, gerando emprego para farmacêuticos, atendentes, balconistas e administrativos de uma forma geral”, comentou.

Data

Esta data marca o aniversário do farmacêutico e militar brasileiro, Rodolpho Albino Dias da Silva, nascido em 5 de agosto de 1889 e que em 1926, escreveu a 1º Farmacopéia brasileira. O compilado reunia, pela primeira vez, as fórmulas dos medicamentos oficialmente aprovados no Brasil.

A partir de 1950, a sociedade passa a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico. Em meados de 1960 foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.

Linhas de atuação

Há diferenças entre farmácia e drogaria. A primeira é responsável por manipular e formular medicamentos e para isso, em seu estabelecimento, é necessário ter um laboratório para tal função, mas ela também pode vender os medicamentos. Já a drogaria é o local onde somente se comercializam medicamentos, em embalagens originais, já preparados, manipulados, então nela não há a necessidade de se ter um laboratório.

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 572/2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação. São elas: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

plugins premium WordPress
Rolar para cima