Terça, 29 Janeiro 2019 14:29

Farmacêuticos Analistas Clínicos participam de encontro em São Luís

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), promoveu no último sábado (26), o I Encontro Maranhense de Farmacêuticos Analistas Clínicos, em São Luís. O encontro aconteceu durante a programação do I Congresso Maranhense de Análises Clínicas – COMAC, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, que reuniu profissionais farmacêuticos de vários de estados.

Marcado pela discussão sobre inovação tecnológica, controle de qualidade, gestão, qualificação e desafios do profissional, e networking nas análises clínicas, o encontro promoveu uma grande interação dos profissionais e acadêmicos que assistiram às abordagens.

Profissionais farmacêuticos que atuam em laboratórios da capital, e de Imperatriz, contribuíram para a pauta, apresentando as políticas adotadas no ambiente das empresas onde trabalham, as experiencias vividas nas análises clínicas, e as atualizações do mercado farmacêutico. Palestraram no encontro, os Analistas Clínicos, Sther Marie (Laboratório Gaspar); Ana Luiza Bezelga e Ruiter Correia (Laboratório Cedro), e Marbenha Linko (Laboratório CISAM - Imperatriz).

Para os congressistas, a discussão sobre as Análises Clínicas no Maranhão foi uma novidade, uma vez que eventos iguais a esse são mais frequentes em outros estados. “O evento foi um grande incentivo. Atuo na farmácia comunitária, mas pretendo me especializar nas análises clínicas; aqui conheci as novidades da automação, e o quão é importante a atuação do farmacêutico na área do diagnóstico”, disse o farmacêutico Arthur Colasso.

O presidente do CRF-MA, Carlos Augusto Barboza Toledo, ressaltou que a realização do encontro de analistas dentro do Congresso, foi uma oportunidade para discussões mais profundas e inerentes à atuação do profissional farmacêutico, que ora habilitado, labora em sua maioria, nas atividades das análises clínicas, nos mais diversos laboratórios públicos e privados do Estado. “O encontro fortalece o compromisso do Conselho de Farmácia na promoção constante da atualização do profissional farmacêutico, nos mais diversos campos de atuação”, afirmou.

Presente no evento, o Conselheiro Federal de Farmácia do Estado do Maranhão, Marcelo Vieira Rosa, levantou a discussão que é as Análise Clínicas é uma área afim do Farmacêutico, e atualmente têm disputado mercado com outras, portanto pondera que será exitoso o profissional que estiver mais preparado. “Essa é uma discussão muito importante, e o Conselho Federal de Farmácia já vem realizando todo um trabalho de fortalecimento das atividades do farmacêutico analista clínico”, reforçou o conselheiro.

O diretor do I COMAC, André Meneses, classificou a participação da entidade de classe nas discussões sobre as Análises Clínicas como uma grandiosa colaboração. “O encontro do CRF no COMAC abrilhantou ainda mais o evento que já era grande, pois pode reunir vários farmacêuticos, discutir sobre a classe, automação e gestão. O Conselho está de parabéns pela iniciativa e parceria”, parabenizou.

Ler 84 vezes Última modificação em Quinta, 31 Janeiro 2019 18:28