Quarta, 15 Agosto 2018 17:15

Conselho de Farmácia se posiciona contra cursos EaD na área da saúde.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão está investindo numa ampla campanha, aliada aos demais Conselhos, Federações, Associações e afins, contra a regulamentação de cursos superiores na modalidade a distância, mais conhecidos como EaD, para a graduação de profissionais da área da saúde. Até o mês de junho deste ano, o número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para esse modelo de graduação, em cursos na área de saúde, já totaliza cerca 690 mil.

O presidente do CRF-M, Dr. Carlos Barboza Toledo, destaca que os cursos da área da saúde, como o de Farmácia, necessitam de uma carga horária prática específica, de contato com o professor e de estágios obrigatórios. “Uma vez que estamos preparando esse profissional para o atendimento e promoção da saúde da sociedade, consideramos um ato de negligência deixarmos que novos farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentistas, por exemplo, sejam colocados no mercado de trabalho através de graduações EAD, quando não podemos atestar a qualidade dos serviços que serão oferecidos”, condenou o presidente.

Ainda de acordo com o Conselho de Farmácia, a graduação EaD incidirá numa grande desvalorização do farmacêutico docente e das instituições de ensino superior presenciais já regulamentadas, pois enfrentarão déficit nas oportunidades de trabalho e da clientela, respectivamente.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e diversas associações, entidades profissionais e federações de ensino são terminantemente contrários à Educação a Distância (EaD) para cursos de graduação na área de saúde. As entidades entendem que, para cuidar de pessoas é necessário contato presencial na formação, e assinam nota pública contra à medida do MEC.

Resolução 515 - Trata-se do posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade EaD pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais. Além disso, existem os riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, seja no curto, no médio ou longo prazos.

A Resolução 515 foi aprovada na última reunião do Pleno, realizada em Fortaleza entre os dias 01 e 03 de junho de 2016. O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) posicionou-se contra a autorização de todo e qualquer curso de graduação da saúde ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Ao todo, são 14 categorias profissionais de saúde de nível superior reconhecidas pelo CNS: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas; fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.