Quinta, 19 Julho 2018 19:46

CRF-MA participa do III Seminário de Assistência Farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão - CRF-MA, marcou presença na abertura do III Seminário de Assistência Farmacêutica, na manhã desta quinta-feira (19), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa (ALEMA). No evento, o Conselho representado pelo seu presidente Dr. Carlos Toledo, e pelo Conselheiro Regional e Diretor Tesoureiro, Dr. Fabrício Torres, compuseram a mesa solene juntamente com o coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Sandro Monteiro, e o Deputado Estadual, Marco Aurélio.

O presidente do CRF-MA, Dr. Carlos Toledo destacou, em discurso, os avanços da Assistência Farmacêutica no estado do Maranhão, resultante da portaria nº 256, e o apoio e parceria da coordenação de Assistência Farmacêutica da SES para ações conjuntas de valorização, qualificação profissional e pesquisa farmacêutica. “O Conselho também está aberto a apoiar todos os investimentos das secretarias de Estado e Municipais frente às condições de trabalho, uma vez que somos co-participantes dessa responsabilidade que é a promoção da saúde pública, e da fiscalização e qualidade do exercício do profissional farmacêutico”, reforçou Toledo.

O projeto de implantação da portearia nº 256/17, começou a ser construído há três anos, com base no mapeamento das cidades maranhenses que comportavam, na estrutura das secretarias de Saúde, a coordenação de AF. O coordenador da Assistência Farmacêutica, Sandro Monteiro, relatou que tão logo que concluído o diagnóstico, a situação foi apresentada na SES, que deliberou pela implantação imediata da Portaria nº 256, afim de alcançar 100% da Assistência Farmacêutica no organograma dos municípios maranhenses.

Na época da pesquisa, dos 217 municípios, apenas 17 contavam com o setor, entretanto, após um ano, segundo dados da coordenação estadual, existem 198 coordenações de AF. “A Portaria consiste em colocar o Farmacêutico no lugar que é de direito, desenvolvendo as suas atividades de planejamento, educação e saúde, e tudo que é inerente à nossa profissão, reafirmando a nossa visão de fomentar a valorização do profissional, inserindo-o de fato na atenção primária, e o Conselho de Farmácia tem sido um parceiro nesse avanço da Assistência Farmacêutica”, enfatizou o coordenador Sandro Monteiro.

Ler 150 vezes Última modificação em Quinta, 19 Julho 2018 19:55