Sábado, 23 Setembro 2017 16:28

CRF-MA participa de audiência pública sobre saúde em São Luís

A presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna participou durante a sexta-feira, 22, na Câmara Municipal de São Luís, de audiência pública com o tema “A situação do sistema de saúde em São Luís”.

A audiência pública foi de iniciativa do vereador Marcial Lima e reuniu representantes do Legislativo Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversas entidades representativas dos profissionais da saúde. A prefeitura de São Luís foi representada pelo Secretário de Saúde, Lula Fylho. O vereador Osmar Filho foi quem presidiu a mesa e a audiência.

Em sua fala inicial a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna parabenizou o vereador Marcial Lima pela iniciativa da audiência pública que evidencia a saúde atual na capital de São Luís e reforçou que “o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão precisa se manter ao lado da Secretaria de Saúde e, por isso digo que estamos à disposição para alinharmos todas as carências no sistema de saúde’’ ressaltou.

Outro destaque foi em relação à atribuição da fiscalização do exercício da profissão farmacêutica dentro das unidades de saúde “o que talvez muitos não saibam é da amplitude da presença do farmacêutico dentro da equipe de saúde, temos parceria com o Ministério Público e conseguimos a assistência plena em São Luís, e infelizmente, essa assistência não está sendo mantida nas unidades públicas de saúde da capital” declarou a presidente do CRF-MA, Maria José Luna.

“O profissional farmacêutico é quem deve prestar a assistência farmacêutica dentro das unidades, mas o que nós temos visto é que existe desvio do exercício da profissão, pois muitos funcionários estão fazendo o trabalho do farmacêutico. O farmacêutico é o único profissional legalizado para atuar com medicamento, por exemplo, nos hospitais o farmacêutico não fica somente dentro das farmácias dispensando medicamentos, ele atua como farmacêutico clínico, junto com a equipe de infecção hospitalar, e nós percebemos que o farmacêutico está na maioria das vezes ausente dessa área de atuação que é legalizada” evidenciou a presidente do CRF-MA.

Como exemplo a farmacêutica, Dra. Luna, citou o hospital universitário. "O hospital tem garantido a presença em tempo integral e a atuação dos farmacêuticos nas equipes multidisciplinares de saúde e maior respeito e visibilidade à profissão". Para finalizar sua fala replicou “Estamos prontos para atender as demandas que não são poucas e, dizer que o objetivo maior é atender nossos pacientes, já havíamos levado esta demanda para a secretária de saúde que lhe antecedeu, e com isso queremos mais uma vez cobrar a assistência plena, não só nas farmácias, mas em todas as unidades de saúde” enfatizou.