Quinta, 11 Maio 2017 19:43

CRF-MA realizou Workshop sobre Judicialização na Saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA) realizaram ontem, 10, na sede da OAB/MA, o Workshop sobre Judicialização na Saúde que visou tratar de assuntos, como: ações de planejamento e gestão sistêmicos com foco na saúde, propendendo à redução da judicialização com objetivo de estabelecer estratégias para auxiliar o Estado e os Municípios a diminuírem o número de ações judiciais na saúde, através da gestão sistêmica das redes de trabalho.

Estiveram presentes para compor a mesa na cerimônia de abertura do workshop a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna; o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar; o presidente em exercício da OAB-MA, Dr. Pedro Augusto Souza de Alencar; o coordenador do comitê executivo da saúde do Rio Grande do Sul, Ex.º Senhor Desembargador, Dr. Martin Schulze; o diretor do Procon - MA, Dr. Duarte Júnior; o gestor da assistência farmacêutica do município de São Luís, Dr. Fabrício Torres; a integrante da comissão da saúde em São Luís, Dra. Marcela Abdalla; o Excelentíssimo Senhor Juiz de Direto da 15ª vara cível, Dr. Alexandre Abreu; o gestor da assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, Dr. Sandro Feitosa; a defensora pública do núcleo de direitos humanos, Dra. Clarisse Viana. Ainda participaram do workshop autoridades das áreas da saúde e jurídica, assim como farmacêuticos e acadêmicos do curso de farmácia.

“Quero agradecer primeiramente a OAB/MA que nos apoiou desde o início quando o workshop ainda era somente uma idéia, agradecer a presença de todos e do Conselho Federal de Farmácia que prontamente atendeu nossas demandas. Quero deixar registrado que iremos fazer muito mais workshops com o intuito de destacar a valorização do profissional farmacêutico, pois nós atuamos com a finalidade de atender as demandas da saúde na sociedade” relatou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

“É com muita alegria que trazemos um workshop dessa importância para o estado do Maranhão e não conseguiríamos fazer sem a participação direta do CRF-MA, pois hoje estamos destacando um assunto tão importante que é a judicialização na saúde. Queremos que o farmacêutico atue comprometido com a sociedade e capacitado dentro da gestão de saúde” declarou o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar.

Na ocasião foi ofertada uma mostra dos trabalhos realizados em outros estados da federação, pois serviu para aproximar e formar redes de cooperação entre os operadores do direito e operadores da saúde no estado, propiciando o intercâmbio entre as instituições do sistema de justiça e do sistema de saúde , desenvolvendo ações de planejamento e gestão sistêmicos com foco na saúde, e visando assim à redução da judicialização.