Sexta, 05 Maio 2017 20:20

CRF-MA participa de mobilização nacional pelo uso racional de medicamento

A automedicação é a principal causa de intoxicação no Brasil, respondendo por um terço de todos os casos registrados pelo Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox). Isso equivale dizer que, por hora, três brasileiros se intoxicam com medicamentos.

Mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais da metade dos pacientes que os utilizam o fazem incorretamente. ​

Por isso, na manhã de hoje, 05 de maio, dia nacional pelo uso racional de medicamentos, o Conselho Regional do Estado do Maranhão (CRF- MA) em parceira com Conselho Federal de Farmácia (CFF) participou do Desafio Global para a Segurança do Paciente no Uso de Medicamentos lançado no dia 29 de março pela OMS. A meta é reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos cinco anos.

A ação fez parte da programação nacional pelo “Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos” que aconteceu na Praça Deodoro, em São Luís, e em Imperatriz a ação aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde e na FACIMP|DeVry com ciclo de palestras e orientações de conscientização.

O CRF-MA mobilizou farmacêuticos e acadêmicos de farmácia de várias instituições de ensino superior da capital, na prestação de serviços de aferição da pressão arterial, verificação da glicemia e abordagens em via pública sobre a importância do uso de medicamentos sob a prescrição e orientação do profissional habilitado.

De acordo com a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, a ação alcançou o seu objetivo, que foi levar para a população a conscientização do uso racional do medicamento. “É importante fazer ações que levam informações mais esclarecedoras para a população e poder fazer essa conscientização em contato direto nos mostra o quanto as pessoas usam medicamento erroneamente. Fiquei muito feliz em ver e poder contar com os farmacêuticos docentes e os acadêmicos das Faculdades Pitágoras, Maurício de Nassau, Florence, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade CEUMA, e em Imperatriz da FACIMP|DeVry que estiveram engajados atendendo e orientando a população”.

“É de extrema relevância poder participar junto com a comunidade acadêmica de São Luís dessa ação de mobilização ao uso racional de medicamentos. Hoje estamos aqui para mostrar a função do farmacêutico, que é orientar e cuidar do bem estar da saúde do paciente. Também viemos alertar a população que o uso errado de medicamento pode ser um problema no futuro”, afirmou o acadêmico do 7º período do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Nilson Bezerra.

Para Elaine Cristina, promotora de vendas, a ação foi muito esclarecedora, pois ela afirmou que realiza a ingestão de medicamentos para o estômago “Sei que é errado fazer isso, mas quando a gente precisa não tem como ficar sem tomar o remédio, hoje já tive orientação de como proceder e aprendi que o farmacêutico é habilitado para isso”, relatou.

“Hoje estamos na Praça Deodoro conscientizando a população sobre o uso racional de medicamentos, esses que não podem ser ingeridos de qualquer forma, necessita sempre de orientação do profissional farmacêutico que vai fazer a dispensação correta dos medicamentos para que o tratamento seja satisfatório, pois não é adequado tomar medicamento sem orientação, podendo se tornar prejudicial à saúde”, declarou o acadêmico do 6º período da Faculdade Pitágoras, Ângelo Pereira Martins.