Segunda, 24 Abril 2017 19:28

Imperatriz recebeu durante três dias o III Simpósio Sul Maranhense de Ciências Farmacêuticas

Durante os dias 20, 21 e 22 de abril foi realizado o III Simpósio Sul Maranhense de Ciências Farmacêuticas em Imperatriz – MA que recebeu palestrantes renomados de diversas áreas da saúde.

A palestra magna no dia (20) foi proferida pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter da Silva Jorge João, com o tema: "Consultório Farmacêutico - Perspectivas e Realidades", o assunto foi bastante discutido entre profissionais e acadêmicos.

“Foi um prazer imensurável poder mostrar aos demais colegas farmacêuticos de Imperatriz, presentes à palestra magna, que a nova realidade da Farmácia brasileira também já se materializou aqui. Parabéns à Diretoria do CRF-MA em nome da presidente Dr. Maria José Luna, ao conselheiro federal Dr. Fernando Bacelar, com iniciativas como a deste simpósio, estão disseminando o nosso sonho de ver o farmacêutico ocupando o seu lugar como profissional da saúde. E preciso frisar que eles têm feito isso com louvor, ao realizar um evento acessível, com a ajuda de uma tradutora de libras, todos os presentes puderam acompanhar a solenidade e a palestra” frisou o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João.

"Espero que durante os três dias, acadêmicos e profissionais farmacêuticos possam vivenciar conhecimento e disseminar experiências. Que o simpósio possa acrescentar na vida farmacêutica de cada um que participa deste momento de aprendizado. A diretoria do CRF-MA tem a honra de ter esse evento consagrado pela classe farmacêutica, e assim deixamos nosso muito obrigado por todos os participantes presentes de Imperatriz, São Luís, Pará, Tocantins, São Paulo e demais estados por prestigiar profissionais tão gabaritados, agradecemos também aos profissionais que vieram abrilhantar este momento. Durante os três dias iremos realizar um evento acessível com interprete de Libras e assim todos acompanharão o evento que só cresce no sul do Maranhão" destacou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

No segundo dia de evento o III Simpósio recebeu pela manhã o Prof. Dr. Raimundo Antônio Gomes (MA) que dialogou sobre o tema: Anemias e Diagnóstico Diferencial e em seguida com o tema “Atuação Clínica do Farmacêutico em Homeopatia” a Dra. Margarete Akemi (SP) iniciou sua conferência e interagiu de forma bem descontraída com os participantes. Para fechar a manhã do segundo dia Dra. Camila Arguelo Biberg (MA) palestrou sobre “O antibiograma no laboratório de microbiologia clínica”.

A tarde foi realizada uma mesa redonda com a mediadora, a farmacêutica, Dra. Kallyne Bezerra (MA) e demais membros, a integrante da comissão cientifica Dra. Ana Paula Araújo (MA) e a convidada Dra. Margarete Akemi (SP), o tema central da mesa redonda foi “Fitoterapia e práticas integrativas e complementares”, nesse momento os acadêmicos participaram com questionamentos e também foi o momento para elucidar dúvidas em relação fitoterapia que vem crescendo e se destacando na ciência farmacêutica.

“Falar em fitoterapia é sempre um desafio, mas graças às pesquisas feitas nós só estamos crescendo e queremos mostrar que os fitoterápicos são medicamentos tanto quanto os industrializados” ressaltou a Dra. Kallyne Bezerra.

O minicurso de "Cuidados e serviços farmacêuticos a portadores de diabetes" foi outro momento de muita interação dos participantes, a Dra. Elizangela Motta mostrou na teoria e na prática os cuidados que devem ser prestados aos pacientes portadores de diabetes.

Para fechar o segundo dia foi feita a exposição de trabalhos científicos em banner que aconteceu ao final das palestras e minicursos, cada autor expôs seus trabalhos para que fossem avaliados pelos profissionais presentes.

O terceiro dia de Simpósio começou com a mesa redonda que evidenciou o tema “Segmento farmacoterapêutico e saúde baseado em evidências (perspectiva da drogaria e farmácia hospitalar)” com o mediador Dr. Luiz Mário Silveira (MA), Dra. Ana Cristina Lo Prete (SP) e o Dr. Marcos Diego Pereira (MA) que juntos esclareceram e também foi bastante debatido pelos participantes do simpósio.

Na continuidade de palestras da manhã a Dra. Ana Cristina Lo Prete (SP) ministrou palestra sobre “Raciocínio Clínico para prescrição farmacêutica e serviços farmacêuticos”.

A tarde começou com a entrega da premiação feita pelos diretores do CRF-MA, Dr. Edson Belfort e Dr. Luiz Mário aos autores dos trabalhos expostos, o primeiro lugar foi para a acadêmica Fúvia Alves Ribeiro do curso de Farmácia da Faculdade Florence de Ensino Superior, o segundo lugar foi para a acadêmica Dhávilla Caroline da Silva de Melo do curso de Farmácia da Faculdade Florence de Ensino Superior, e o terceiro lugar foi para o acadêmico Gabriel Ribeiro Borgneth do curso de Farmácia da Faculdade Florence de Ensino Superior cada acadêmico terá inscrição para o Congresso Maranhense de Ciências Farmacêuticas.

À tarde, a Dra. Nássara Mesquita (GO) e o Dr. Higor Guerim (PR) palestraram palestra sobre “Técnicas estéticas eficientes aos tratamentos de emagrecimento e gordura localizada”. Em seguida os dois profissionais realizaram o minicurso “Cuidados e serviços farmacêuticos na estética” O assunto foi destaque e de grande interesse dos participantes que interagiram com os palestrantes e tiraram dúvidas sobre o assunto em destacado.

Ler 495 vezes Última modificação em Terça, 25 Abril 2017 18:03