Quinta, 06 Abril 2017 17:45

CFF dará consultoria para farmácias de farmacêuticos em todo o país

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF) e a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), oferecerá um projeto consultoria para farmácias cujo proprietário é farmacêutico. O projeto “Implantação de um novo modelo de gestão para farmácias de farmacêuticos - Excelência Farmacêutica Avançada” tem carga horária total de 96 horas, distribuídas em 6 módulos. Serão selecionadas nove cidades polos, com 18 farmácias cada região, num total de 162 estabelecimentos em todo o país. As inscrições vão de 1º a 30 de abril.

A coordenação geral do projeto é do vice-presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi. Ele explica que a proposta é capacitar farmacêuticos para gerir o seu próprio negócio de forma eficiente, já que a Lei Federal nº 13021/2014 transformou a farmácia em estabelecimento de saúde. “A farmácia atual tornou-se unidade de prestação de serviços destinada a assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, e precisa ser administrada com técnicas de gestão profissional para obter resultados positivos, tornar-se competitiva, saudável financeiramente, e se fixar no mercado”.

O presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João, lembra que há anos as entidades representativas da profissão vêm lutando para fortalecer e ampliar o conceito da farmácia com forte atuação clínica e alicerçada na prestação de serviços à população. “Esse objetivo é um anseio antigo de toda a categoria e começou a tornar-se realidade com a publicação da Resolução/CFF nº 585/2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e da Resolução/CFF nº 586/2013, que regula a prescrição farmacêutica”.

Essa importante conquista da profissão farmacêutica vem, a cada dia, demonstrando resultados palpáveis. Mas, por outro lado, o setor vivencia um mercado cada vez mais competitivo e carente de diferenciais que ofereçam aos clientes uma nova experiência em farmácia. Por isso, o conteúdo programático foi desenvolvido para obter resultados como: o fortalecimento das farmácias participantes; farmacêuticos capacitados para a gestão administrativa; aumento da oferta de serviços farmacêuticos; e farmácias com gestão moderna e sustentável diante do mercado.

O Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária/CFF é o responsável pela avaliação e publicação dos resultados. De acordo com o coordenador do GT, Dr. Amilson Álvares, o conteúdo foi desenvolvido de forma a organizar o controle financeiro da farmácia e estimular a transformação dela em estabelecimento de saúde, com a implantação do consultório farmacêutico. “Iremos estimular a prestação de serviços farmacêuticos, procedimentos e atos que venham a criar um diferencial entre a farmácia comercial e os estabelecimentos de propriedade de profissionais de saúde que somos, tendo como requisito básico o cuidado com a saúde da população”.

Como se inscrever

• Individualmente - cada interessado deve procurar o Conselho Regional de Farmácia (CRF) ou uma entidade de classe parceira e preencher a ficha de inscrição.

• Em grupo – cada grupo interessado deve procurar o Conselho Regional de Farmácia (CRF) ou uma entidade de classe parceira e preencher a ficha de inscrição.

Os conselhos regionais e entidades de classe organizarão grupos com 18 empresas para cada região. As inscrições serão encaminhadas ao CFF, o qual fará a triagem das empresas aptas a compor os grupos. As empresas selecionadas firmarão um contrato de participação no projeto.

Investimento

Inscrição de R$1.500 à vista ou dividido em 5 parcelas de R$300 - para execução e gerenciamento pela Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF) e pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC).

Mais informações sobre o projeto Excelência Farmacêutica Avançada

Modelo de Termo de Compromisso