Sábado, 11 Março 2017 01:01

CRF-MA e CFF realizam o III Encontro Norte, Nordeste, Centro-Oeste de Diretores dos Conselhos Regionais de Farmácia

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) sediou durante os dias 09 e 10 de março, no auditório do Brisamar Hotel, em São Luís, o III Encontro Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Diretores dos Conselhos Regionais de Farmácia.

Estiveram presentes no encontro, diretores, assessores, conselheiros regionais e federais de 19 estados das três regiões, além do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João  e o vice presidente Dr. Valmir de Santi. Representaram o CRF-MA, os diretores, Dra. Maria José Luna, Dr. Ronaldo Aquino, Dr. Edson Belfort e Dr. Luiz Mário Silveira, os conselheiros regionais Dr. Fábio Nascimento, Dr. Eliabe Aguiar e o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar.

O Encontro Norte, Nordeste e Centro Oeste de Diretores dos Conselhos Regionais de Farmácia foi iniciado pela presidente do CRF-MA Dra. Maria José Luna que afirmou que o objetivo do encontro é evidenciar as principais necessidades dos regionais, e também fazer a troca de experiências entre as gestões “temos que realizar anualmente esses encontros, pois podemos discutir os desafios comuns e padronizar procedimentos entre os conselhos”. Em continuidade de sua fala agradeceu a todos os presentes e ressaltou que o momento era único por estar recebendo tantos regionais para discutir sobre tantos assuntos comuns em regionais.

Algumas das pautas discutidas e esclarecidas foram as resolução do CFF nº 521 de 16 de Dezembro de 2009, apresentação do andamento do Projeto FARMASIS e cronograma de implantação, discussão e esclarecimentos sobre as resoluções do CFF nº 616, 586, 623, 576, cobrança de anuidades de filiais sem capital social declarado, unificação dos valores das multas do acordo com o grau de infração, proposta ao CFF para criação do Fundo de Financiamento aos CRF's, com o objetivo de desenvolver um programa com recursos financeiros destinados para executar projetos específicos das atividades Fiscalizatórias dos Regionais,  padronização no julgamento de processos e condutas uniforme no acatamento dos atestados nos processos de ausência de RT, padronização dos Portais de Transparência dos CRF's.

O presidente do CFF, Dr. Walter Jorge João destacou que o encontro é para cada regional expor suas necessidades e esboçarem um planejamento estratégico delineado e rigoroso, dentro das diretrizes que o CFF exerce. “Este encontro é um evento de grande renome, na medida em que os Conselhos de Farmácia de todas essas regiões estão procurando, prontamente, fortalecer as ações embasadas nas leis e resoluções”.

Na ocasião, Dr. Walter Jorge João congratulou a diretoria do CRF-MA por sediar o encontro e acolher os regionais presentes, felicitou a todos os presidentes, assessores e conselheiros pela participação do encontro. Além disso, o diretor ressaltou a importância de serem debatidos temas como, esclarecimentos sobre a resolução do CFF nº 521 de 16 de dezembro de 2009, padronização dos Portais da Transparência dos CRF’s.

No final do encontro foi elaborado um documento contendo sugestões relacionadas às áreas de Administração, Fiscalização e Jurídica. O conjunto de propostas será encaminhado ao Conselho Federal de Farmácia com o intuito de padronizar os procedimentos dos CRF’s nestas áreas.
Ler 671 vezes Última modificação em Sábado, 11 Março 2017 01:16