Sexta, 27 Janeiro 2017 19:28

CRF-MA concedeu a mais alta honraria do profissional farmacêutico maranhense

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) realizou na noite do dia, 21 de janeiro, a solenidade de Outorga da Comenda do Mérito das Ciências Farmacêuticas "Profa. Dra. Antônia de Arruda Soares".

Para a solenidade estiveram presentes os diretores, Dra. Maria José Luna dos Santos Silva, Dr. Ronaldo Tomaz de Aquino, Dr. Edson Abreu Belfort, Dr. Luiz Mário da Silva Silveira, o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Luís Bacelar de Carvalho Lobato, os conselheiros regionais, Dr. Fábio Nascimento, Dr. Eliabe Aguiar, Dr. Marcos Aurélio Viana, Dra. Gizelli Lourenço Coutinho, o presidente do sindicato dos farmacêuticos do Maranhão, Dr. Carlos Augusto Barboza Toledo, o vice presidente do Sinfarma, o presidente do conselho de enfermagem do Maranhão, Dr. Jhonny Marlon Campos Sousa.

A Comenda do Mérito Farmacêutico, a mais alta honraria do profissional farmacêutico maranhense, criada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) em Reunião Plenária Ordinária, no dia 05 de dezembro de 2003, tendo seus critérios estabelecidos e aprovados na Reunião Plenária Ordinária do dia 17 de julho de 2015, a Comenda é constituída de uma Medalha e um Diploma do Mérito das Ciências Farmacêuticas “Profª Drª Antônia de Arruda Soares” com vistas a:

“1- Homenagear, no máximo, dois farmacêuticos por ano; 2- Dentre os profissionais que atuam em qualquer uma das atividades da profissão farmacêutica reconhecida pelo conselho federal de farmácia. 3- O CRF-MA homenageará um não farmacêutico que tenha prestado serviço de relevância para a classe farmacêutica ou para a sociedade. 4- Ter, no mínimo, 10(dez) anos no exercício da profissão farmacêutica; 5 - Não ter processo ético; 6- Ter prestado relevantes serviços profissionais à classe e à sociedade”.

A presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva fez a abertura da solenidade da Comenda do Mérito das Ciências Farmacêuticas “Profª Drª Antônia de Arruda Soares” e em seguida foram feitas as entregas das medalhas e diplomas para as duas homenageadas da noite, com ordem de entrega, Dra. Eryna de Ferreira de Alencar Sousa recebeu a outorga dos diretores, Dra. Maria José Luna dos Santos Silva, Dr. Ronaldo Tomaz de Aquino e Dr. Luiz Mário Silveira e pelo conselheiro regional, Dr. Eliabe Aguiar e Dra. Luiza Rocha Queiroga recebeu sua homenagem pelos diretores do CRF-MA, Dra. Maria José Luna dos Santos Silva e Dr. Edson Belfort, pelo conselheiro federal, Dr. Fernando Bacelar, e pelo conselheiro regional, Dr. Fábio Nascimento.

“Não teria momento mais oportuno para receber a Comenda do Mérito das Ciências Farmacêuticas Profa. Dra. Antônia de Arruda Soares que esse ano, pois estou quarentando na profissão farmacêutica – Uma Vida! Ao longo desses 40 anos trabalhei com afinco, dedicação e muita responsabilidade.

Precisamos acreditar no futuro profissional, através da formação acadêmica, pois atualmente Imperatriz já conta com dois cursos de graduação em Farmácia, e precisamos não perder o foco” ressalvou em discurso a Dra. Luiza Rocha Queiroga.

A homenageada, Dra. Eryna de Ferreira de Alencar Sousa em sua palavra ressalvou o reconhecimento da farmácia no município de Balsas, “hoje a assistência farmacêutica é reconhecida e valorizada, e assim quero externar minha gratidão por estar representando a classe farmacêutica nessa homenagem que recebo, mas ressaltar que o mais importante é saber que toda luta que temos enfrentado, não foi em vão e que sirva de motivação para muitos farmacêuticos e continue enaltecendo a classe farmacêutica do estado do Maranhão”.

“O farmacêutico maranhense merece primeiramente registrar a história dos seus farmacêuticos que fazem história dessa profissão, e que essas duas homenageadas sirvam de inspiração para todos e que os farmacêuticos continuem valorizando a sua profissão, viva a Farmácia.” ressaltou o conselheiro federal, Dr. Fernando Bacelar Lobato.

“Quis o Senhor nosso Deus dentro da sua soberania que estivéssemos aqui nesse momento para falar a todos da nossa satisfação de juntos estarmos celebrando os caminhos que a nossa profissão tem tomado nos últimos anos. Pois hoje, é dia de festa e gratidão onde estamos aqui para agradecer a estas duas profissionais que muito deram e estão atuantes. Dois exemplos de profissionais competentes e dedicadas tanto nas áreas da Gestão como nas análises clínicas.” Destacou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

Ler 518 vezes Última modificação em Sexta, 10 Fevereiro 2017 19:49