Quarta, 01 Fevereiro 2017 11:35

​Formação universitária dos cursos da área da saúde e o Ensino a distância (EAD)

O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão vem a público manifestar sua preocupação diante da existência de Cursos de Graduação em Farmácia na modalidade de ensino totalmente  à distância em funcionamento, recomendando que não sejam reconhecidos cursos nessa modalidade de ensino, que quem queira exercer a profissão não procure estes tipos de faculdades e que sejam revisadas as autorizações já concedidas para esta modalidade.

Os cursos da área da saúde, este que cuida das pessoas, ser permitido pela modalidade de ensino a distância (EAD), chega a ser um paradoxo no que se refere a luta atual dos CRF's e CFF para que o farmacêutico tenha cada vez mais uma formação  profissional com competências e habilidades suficientes para instrumentalizá-los a exercerem com segurança as atividades profissionais;

Cuidar de alguém, produzir medicamentos e trazer o bem estar às pessoas jamais poderá ter sentido se o eixo principal, o paciente, não for conhecido durante o momento de formação.

A política nacional de educação necessita de uma real discussão, visto que o Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) posicionou-se contra a autorização de todo e qualquer curso de graduação da saúde ministrado na modalidade de Educação a Distância. O documento abrange os 14 cursos profissionais de nível superior da área de saúde, dentre eles a Farmácia.

Entendemos que o Brasil ainda precisa oportunizar aos brasileiros o pleno acesso à educação em todos os níveis e a Educação à Distância pelo compromisso social de levar conhecimento ao maior número de pessoas possível também possui um papel importante , porém NÃO na área de saúde e em especial na área da Farmácia. É Lamentável saber que nosso País continua remando na maré contrária à educação de qualidade.

Solicitamos imediatas providências do Ministério da Educação/MEC para que considere essa recomendação do CNS e revise as decisões tomadas no tocante à autorização e abertura para o funcionamento de Cursos de Graduação à distância na Farmácia. Necessitamos rediscutir a política nacional de educação Brasileira, justamente num momento que acabamos de rediscutir novas diretrizes curriculares para a formação no curso de Farmácia.

Nós, Maranhenses, Farmacêuticos, Diretores e Conselheiros do CRF-MA e Conselheiro Federal/MA, somos absolutamente contrários à formação pela modalidade de ensino a distância dos cursos da saúde, em especial a Farmácia, por entendermos que em nada a sociedade ganha com esse tipo de profissional, que este tipo de formação não é satisfatória para o exercício da profissão farmacêutica e por entender o risco que um profissional mal formado pode trazer à sociedade  e que esta modalidade de ensino possui uma graduação insatisfatória para o profissional com o maior número de habilitações e áreas de atuação que é o Farmacêutico.

Convocamos todos os farmacêuticos maranhenses a se juntarem a nós! Essa luta é de todos!

#todoscontraead

São Luís, 01 de fevereiro de 2017.