Terça, 20 Dezembro 2016 20:48

CRF-MA participou do Encontro Anual da Força Estadual de Saúde

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) por representação da presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, participou na manhã desta terça-feira (20) a convite do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas (Seepp) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Encontro Anual da Força Estadual de Saúde, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.
Na ocasião estiveram presentes, o governador Flávio Dino, secretários de estado, o conselheiro federal de Farmácia, Dr. Fernando Bacelar, Dra. Luciana Freitas, Dra. Terezinha Rêgo, Dra. Kallyne Bezerra entre outras autoridades e profissionais que fazem parte do programa Força Estadual de Saúde (Fesma), que integra o Plano ‘Mais IDH’. Trinta equipes compostas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, atuam desde o mês de abril deste ano nos 30 municípios de menor IDH do Estado.

“Hoje viemos constatar que o Programa de Fitoterapia nas comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH – Farmácia Viva é um sucesso, pois é uma metodologia de busca da saúde na atenção básica. E o farmacêutico no desempenho da fitoterapia é de extrema importância para esclarecer a dosagem e seus benefícios naturais” destacou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

Para o conselheiro federal, Dr. Fernando Bacelar, é muito importante ressaltar o reconhecimento da fitoterapia como prática farmacêutica sendo implementada pelo governo do estado “fico muito orgulhoso, como profissional farmacêutico ,em  ver a Dra. Terezinha Rêgo e a Dra. Kallyne a frente desse projeto que chega na casa das pessoas e saber que o farmacêutico está envolvido nesse tipo de cuidado, pois cuidar das pessoas é algo que sempre foi da nossa profissão e que agora está sendo resgatado e evidenciado” afirmou.

Durante o encontro foi feita a avaliação dos primeiros oito meses de atuação do programa, apresentação dos resultados alcançados, e também foram divulgados os novos projetos que serão inseridos na Fesma já no mês de janeiro.

Ler 836 vezes Última modificação em Quarta, 21 Dezembro 2016 02:41