Segunda, 26 Setembro 2016 00:00

Mobilização Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti foi realizada no dia Internacional do Farmacêutico

O CRF-MA, por meio da Liga Acadêmico de Cuidados Farmacêuticos (Lacufas), Laboratório de Microbiologia (LabMic) e o Programa de Fitoterapia da UFMA realizaram no dia 25 de setembro, da mobilização Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti, na Associação do Residencial Primavera, Comunidade Gapara, Comunidade Argola e Tambor, no Itaqui Bacanga, São Luís. Os acadêmicos contaram com as presenças das professoras Patrícia Figueredo, Heliana Morais, Leila Beltrão e Maria Luiza Cruz.

Foram esclarecidos, os cuidados que devem ser tomados diariamente e também foi enfatizado a importância de algumas plantas que funcionam como repelentes, os acadêmicos mostraram passo a passo da produção de repelentes caseiros.

A mobilização aconteceu no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25 de setembro, e junto com diversos países da América Latina, Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela foi realizada uma grande ação integrada, para unir forças contra a dengue, a zika e a chikungunya. A campanha Farmacêuticos em Ação – todos contra o Aedes aegypti será intensificada no Brasil durante três meses, essa iniciativa partiu do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP). A ideia surgiu com a repercussão positiva da campanha brasileira, lançada em março, com grande adesão dos farmacêuticos e da população.

O objetivo da iniciativa é transformar cada farmacêutico desses países em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti. No Brasil, a campanha está sendo desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão e demais regionais, entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

"Quanta alegria e satisfação poder vivenciar a grandiosidade da profissão Farmacêutica principalmente no cuidado ao paciente. Sentir a interação de todos os farmacêuticos das mais diversas áreas de atuação da profissão no país e por que não dizer da América Latina? É o fruto do trabalho incessante e agregador que temos feito ao longo desses anos. De forma permanente continuaremos com ações de combate ao Aedes aegypti, para informar e prevenir a população, todos os farmacêuticos, demais profissionais da aérea da saúde e todos os gestores, para continuarmos garantindo a saúde pública de qualidade em nosso Estado, no Brasil e no mundo inteiro". concluiu a Presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

Ler 775 vezes Última modificação em Quarta, 28 Setembro 2016 18:25