Sábado, 13 Agosto 2016 14:52

CRF-MA e Governo capacitam equipes de saúde para Programa de Fitoterapia nas cidades do Plano Mais IDH

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão participou no início do mês de agosto de capacitação de saúde, juntamente com o governo do estado. A capacitação teve o intuito de preparar as equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) para implantação do Programa de Fitoterapia nas Comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH – Farmácia Verde. O programa, executado pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Saúde (SES), e colaboração do CRF-MA vai oferecer a fitoterapia para o tratamento da população, passando pela valorização da multiculturalidade.

A apresentação do projeto para os profissionais farmacêuticos e nutricionistas começou no dia (1º) e prosseguiu até sexta-feira (05), no Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição parceira do projeto.

Durante a capacitação, teórica e prática, a farmacêutica Kallyne Bezerra, coordenadora do projeto, apresentou o histórico das plantas medicinais, modo de utilização e indicações. A fitoterapia na pediatria trata doenças de pele, verminoses, afecções respiratórias, febre, diarreia e vômitos, desnutrição, pneumonia, bronquites e asma, por exemplo. “Após a fase de capacitação, a nossa equipe vai visitar os 30 municípios com ações da Fesma. O objetivo é acompanhar os profissionais capacitados e realizar uma fase de diagnóstico para avaliação dos locais para implantação dos herbários”, informou.

“A implantação do Programa de Fitoterapia nas comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH – Farmácia Verde é uma ideia inovadora, pois é um método de busca da saúde na atenção básica. O farmacêutico na atuação fitoterápica é de extrema importância para esclarecer a dosagem e seus benefícios naturais” destacou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

Leandro Sousa de Moraes, farmacêutico da equipe da Fesma de Belágua, é a favor da utilização de plantas medicinais na atenção básica, sobretudo por conta da efetividade terapêutica. “O trabalho da Fesma é focado na atenção básica e atende uma população predominantemente de baixa renda. O programa de Fitoterapia vai promover o uso de plantas medicinais, com orientação profissional”, disse.

Saiba mais da Capacitação

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a UFMA, nutricionistas e farmacêuticos da Fesma recebem treinamento sobre a efetividade terapêutica das plantas medicinais para o fortalecimento da tradição cultural e a iniciativa local do cultivo, na manipulação e no uso de plantas medicinais de forma correta. A coordenadora do Herbário Ático Seabrada UFMA, Terezinha Rêgo, destacou a iniciativa do Estado em promover a interiorização do Programa de Fitoterapia. “A fitoterapia é o meu oxigênio”, afirmou a pesquisadora.

O secretário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, explicou que o Governo do Estado incorpora uma tecnologia de alto impacto e efetivamente capaz de obter resultados, com comprovação científica. “A implantação do Programa de Fitoterapia nas Comunidades e em Municípios do Plano Mais IDH atende uma determinação do governador Flávio Dino. Um significado dessa capacitação é empoderar os farmacêuticos da Força Estadual de Saúde, pois essa tecnologia será basicamente desenvolvida por eles, na manipulação, na orientação do cultivo, além do uso destes medicamentos”, explicou Marcos Pacheco.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão

Ler 1113 vezes Última modificação em Sábado, 13 Agosto 2016 20:53