Quinta, 14 Julho 2016 14:57

Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento - Em decorrência das colocações em relação à profissão farmacêutica divulgada em redes sociais pelo presidente do CRM-MA, Dr. Abdon Murad, o Conselheiro Federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Luís Bacelar vem a público divulgar nota de esclarecimento pelo CRF-MA.

O país vive um momento de grande confusão... Isso é visível na política, no âmbito jurídico e na expressão das opiniões de modo geral, mas em particular sobre moral, sobre ética e, agora, em relação às atribuições das profissões da saúde.

Quando que, como CFF e CRF-MA buscamos um diálogo com o CRM-MA, para que, de forma pioneira, buscássemos unir os conselhos da saúde em favor de um entendimento sobre nossas profissões, nossos campos de atuação e suas interfaces. É fato que os políticos não legislam em favor dessa união e, em geral, não têm o olhar voltado às necessidades reais de saúde da população; em sua grande maioria, buscam o viés eleitoreiro, politiqueiro e separatista, a fim de angariar votos.

É de entristecer  bastante ver o colega igualar a Farmácia, profissão irmã da Medicina em seus primórdios, à atividade do "macumbeiro" ou "outra qualquer". Não desmerecendo os macumbeiros, que, como as benzedeiras, fazem parte da cultura do nosso país e têm o seu espaço e seu valor na sociedade. É que a Farmácia, como a Medicina, além de ser uma arte se baseia em ciência. Não considerar isso é desmerecê-la.

É importante destacar que a Farmácia busca, nesse momento, o resgate do seu papel no cuidado ao paciente, revertendo o afastamento histórico desencadeado pela industrialização, que transformou as farmácias em estabelecimentos meramente comerciais.

Excessos que porventura venham a ser cometidos, como ocorre em qualquer profissão, inclusive na Medicina, devem ser apurados pelos conselhos, que têm a obrigação legal de tomar as medidas cabíveis. Aliás, essa é nossa principal atribuição, correto?

Lembramos ainda que na visita que fizemos ao CRM, o senhor estava indignado com um médico que trata de saúde estética em nosso estado. Este divulgava em uma propaganda no rádio que iria viajar, mas que sua equipe estaria a postos para atender a clientela da clínica. Quem seriam as pessoas que atenderiam no lugar do famoso médico: seriam os macumbeiros? Outros quaisquer?

Creio que o melhor a fazer pelas nossas profissões... Aliás, pela nossa população que tanto precisa de nós, é buscar uma união para melhor atendermos a todos. Nós sempre estivemos e sempre estaremos abertos ao diálogo e ao entendimento.

Resposta do Conselheiro Federal de Farmácia pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar Lobato, ao Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão em decorrência das colocações em relação à profissão farmacêutica divulgada em redes sociais, após a veracidade da autoria do texto pelo próprio presidente do CRM-MA.

Saiba sobre a nota publicada pelo presidente do CRM-MA:

Colegas, vamos vencer, não só a batalha, mas, a guerra. Digo sempre: ninguém vai procurar leigo em medicina, se existir um médico como opção. Os que não sabem o que é medicina e médico podem procurar, enquanto não sua doença não agrava, um macumbeiro, um farmacêutico, um qualquer. Depende muito de nós. A MEDICINA TEM DOIS PILARES: A CIÊNCIA E A ARTE. QUEM USA SÓ A CIÊNCIA, TRANSFORMA-SE EM UM COMPUTADOR, FRIO E SEM BOA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE. OS QUE SÓ USAM A ARTE, VIRAM CHARLATÕES. A medicina é soma da ciência e da arte. Quem assim age, não perde pacientes para os leigos. Temos que passar para a frente, enfrentar os leigos e bota-los em seus lugares. Durmam bem. Contem com o nosso CRM. Boa noite.

Presidente do CRM-MA, Dr. Abdon Murad.

Ler 1498 vezes Última modificação em Quinta, 14 Julho 2016 15:21